Polônia pede que a Alemanha pague os prejuízos causados na Segunda Guerra Mundial
Redação Publicado em 01/09/2022, às 13h00
Depois de 82 anos do primeiro ataque do exército alemão na Polônia, que entrou na história por definir o início da Segunda Guerra Mundial, as marcas do combate ainda podem ser vistas em Varsóvia, capital polonesa. Por conta disso, Andrzej Duda, presidente da Polônia, pediu para que a Alemanha pagasse 6,2 trilhões de zlotys — equivalente a 6,85 trilhões de reais — pelos danos gerados na Segunda Guerra Mundial.
Segundo informações do G1, a Alemanha já havia informado que as exigências financeiras que a Polônia determina sobre Segunda Guerra Mundial foram reivindicadas.
Em 2019, a Polônia havia pedido uma indenização de U$850 bilhões para a Alemanha e, nesta quinta-feira, 1, eles aumentaram o valor da cobrança. O partido Lei e Justiça (PiS) assumiu o poder em 2015 e desde então eles solicitam uma indenização pelos danos causados.
Em uma entrevista coletiva, o líder do PiS, Jaroslaw Kaczynski, disse que foi usado um método mais "limitado e conservador" para calcular o novo pedido de indenização e completou dizendo que ainda seria "possível aumentá-la". A Alemanha é o maior aliado comercial da Polônia, mas os pedidos feitos pelo PiS para impulsionar os seus eleitores não vêm agradando Berlim.
Em 1953, a União Soviética queria liberar a Alemanha Oriental de qualquer obrigação e, por conta dessa pressão dos soviéticos, a Polônia abdicou das solicitações de reparos da guerra. Porém, o PiS luta para anular este acordo, alegando que a Polônia não conseguiu uma recompensa justa.
Aproximadamente seis milhões de poloneses, sendo três milhões de judeus, foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Fora isso, uma revolta em Varsóvia em 1944 matou em torno de 200 mil civis.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro