Ambas as pinturas foram roubadas da Galeria Nacional da Grécia, em meados de 2012
Pamela Malva Publicado em 30/06/2021, às 16h30
Em meados de 2012, ladrões invadiram a Galeria Nacional da Grécia e roubaram uma tela de Pablo Picasso e outra do holandês Piet Mondrian. Nesta segunda-feira, 28, então, a polícia grega finalmente anunciou a recuperação das obras, após 9 anos de mistério.
No dia do roubo, a gangue responsável pelo saque acionou os alarmes da galeria diversas vezes, para tentar despistar os seguranças. Eventualmente, um dos guardas desligou o sistema de segurança. Mais tarde, foi possível acompanhar o momento em que os ladrões entraram no prédio, durante a madrugada.
Naquela mesma noite, os bandidos roubaram a tela 'Cabeça de Mulher', doada por Picasso em 1949, e a pintura 'Moinho', criada por Mondrian em 1905. Em seguida, um dos ladrões ainda derrubou mais uma obra do pintor holandês, também feita em 1905.
Em comunicado à imprensa, a polícia grega anunciou que descobriu ambas as pinturas escondidas em um desfiladeiro na região de Atenas. Segundo uma autoridade policial, que preferiu não se identificar, um homem foi preso no decorrer do caso.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório