Os protestos contra medidas anti-covid com caminhões bloquearam as ruas do Canadá e são planejados para a capital francesa
Wallacy Ferrari Publicado em 10/02/2022, às 10h37 - Atualizado às 15h03
A polícia de Paris emitiu um aviso prévio proibindo que um tipo de protesto específico seja realizado na capital francesa e que será combatido pelos agentes de segurança local; inspirados em um ato realizado no Canadá, trata-se dos "comboios da liberdade", onde os manifestantes usam caminhões para bloquear importantes vias da cidade como protesto pelas medidas sanitárias contra a disseminação da covid-19.
Milhares de pessoas contrárias ao passaporte de vacinação compartilharam em redes sociais o interesse em replicar o interesse estrangeiro e bloquear a capital, articulando um movimento para a próxima sexta-feira, 11.
Em grupos negacionistas, algumas publicações indicam que membros até se mobilizaram em comboios para a preparação do ato nas cidades de Nice, Bayonne e Perpignan.
Mesmo com o impedimento dos oficiais, o plano era iniciar o bloqueio durante a noite de sexta-feira nas ruas parisienses e, pouco depois, conduzir um extenso comboio até Bruxelas, promovendo a união de outros países europeus para realizar um ato continental na segunda-feira seguinte, 14, como informou o portal UOL.
As manifestações ocorrem a dois meses das eleições presidenciais na França, chegando a ser pauta em debates políticos pela exaustão da população em relação a retomada de medidas de segurança.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro