Montagem de Nelson Piquet com Lewis Hamilton - Getty Images
Nelson Piquet

Piquet torna-se alvo do Ministério Público após fala sobre Lewis Hamilton

Denunciado por parlamentares no Distrito Federal, o piloto pediu desculpa após usar termo racista contra o heptacampeão mundial

Wallacy Ferrari Publicado em 02/07/2022, às 10h16

O tricampeão mundial de Formula 1 Nelson Piquet tornou-se alvo de denúncia protocolada pelo Ministério Público do Distrito Federal na última sexta-feira, 1, após conceder entrevista onde refere-se ao piloto britânico Lewis Hamilton como "neguinho". A representação foi feita por três deputadas do PSOL, sendo elas Áurea Carolina (MG), Talíria Petrone (RJ) e Vivi Reis (PA).

De acordo com a denúncia das parlamentares, Piquet é acusado de crime de discriminação ou preconceito ao usar o termo diminutivo relacionado ao tom da pele do britânico, que é negro. A informação foi revelada através da coluna da jornalista Mônica Bergamo no jornal Folha de S. Paulo.

O brasileiro chegou a se desculpar na última quarta-feira, 29, após uma série de manifestações contrárias ao termo empregado para se referir a um heptacampeão mundial da mesma categoria onde se sagrou por três ocasiões, inclusive do próprio Hamilton, que classificou a fala como "arcaica".

Piquet acrescentou que, na legenda do vídeo, a tradução para o termo descontextualizou a fala, fato negado pela Abrates (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes), afirmando que a palavra "nigga", um termo associado a escravidão na língua inglesa, foi empregada corretamente.

Relembre o caso

Em novembro de 2021, Piquet comparou o acidente que envolveu Ayrton Senna e Alain Prost de 1990 na largada do GP do Japão com o GP da Inglaterra, 31 anos depois, criticando a atitude de Lewis Hamilton. A entrevista foi publicada pelo canal especializado em automobilismo, 'Enerto', segundo o UOL.

 "O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", disse o ex-piloto.

racismo piloto F1 tradução fala Lewis Hamilton Nelson Piquet

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro