O artefato histórico foi encontrado na caverna de Stajnia, Polônia; confira
Penélope Coelho Publicado em 26/11/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h01
Na última quinta-feira, 25, a revista científica Scientific Reports publicou um artigo sobre atualização de um achado impressionante realizado em 2010, na caverna de Stajnia, na Polônia.
Na ocasião, especialistas encontraram um pingente feito a base de marfim de mamute, somente agora, a partir de datação de carbono, os especialistas descobriram a idade do objeto: aproximadamente 41,5 mil anos. As informações são do portal da revista Galileu.
Segundo os envolvidos na pesquisa, a nova evidência ajuda a entender melhor sobre a produção de joias ornamentadas feitas pelo Homo Sapiens.
Com a datação do achado, acredita-se que a produção de tais peças tenha começado dois mil anos antes do que se achava até então.
“Esta joia mostra a grande criatividade e extraordinária habilidade manual dos membros do grupo de Homo sapiens que ocuparam o local”, afirma em comunicado Wioletta Nowaczewska, arqueóloga e pesquisadora da Universidade de Wrocław e coautora do estudo.
Agora dividida em duas partes, a peça apresenta traços de decoração com mais de 50 pontilhados e dois orifícios nas laterais. Seu padrão estético ainda é alvo de estudos.
Confira a pesquisa completa neste link.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro