Urna funerária indígena encontrada - Arquivo pessoal de Hosana Tavares
Brasil

Piauí: Pedreiros encontram urna funerária indígena em casa

A peça foi encontrada pelos pedreiros na última segunda-feira, 6

Redação Publicado em 09/11/2023, às 19h30

Na última segunda-feira, 6, pedreiros encontraram um artefato de cerâmica indígena que tinha vestígios de ossos, durante uma obra no município de Miguel Alves, no Piauí. Ao que parece, o achado se trata de uma urna funerária indígena.   

A peça foi encontrada no momento em que o pedreiro cavava um buraco de 1,10 metro em Porto do Designo, próximo do Rio Parnaíba. Naquele instante, ele acreditou que não era algo importante, mas ao ver os ossos, sua percepção sobre o objeto mudou. 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, logo após o descobrimento da peça, pesquisadores da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior (AHMOCAMPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram chamados para limpar e analisar o artefato. Além disso, eles vão prosseguir com uma pesquisa sobre o objeto, sem o mesmo ser retirado da cidade em que foi encontrado. 

Outros detalhes 

A urna, feita de cerâmica com uma pintura em urucum, teve sua tampa quebrada no momento em que o buraco era cavado pelos pedreiros. Apesar disso, segundo a pesquisadora Hosana Tavares, o artefato está em bom estado de conservação. 

Vale destacar que, existem suposições que alegam que o espaço da casa possa ter sido um aldeamento tupi antes da chegada dos portugueses.

indígena Piauí urna funerária pedreiros

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro