O ornamento chegou a ser considerado a descoberta "mais importante do ano" pelo líder da equipe de escavação Kaan Iren
Wallacy Ferrari Publicado em 08/09/2020, às 09h46
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Mugla Sitki Koçman localizou uma impressionante máscara, confeccionada com terracota e datada em mais de 2,4 mil anos, durante uma escavação em Anatólia, na Turquia. A personalidade representada na figura se assemelha a Dionísio, deus grego responsável pela fertilidade e pelo vinho.
A descoberta foi feita na acrópole de Dascylium, próxima as margens do lago Manyas. O local é associado a diversos assentamentos antigos com a presença dos gregos e, por isso, tal descoberta é relacionada a mitologia da cultura. Em entrevista à agência Anadolu, Kaan Iren, líder da escavação, a descoberta é a mais importante do ano.
O pesquisador sugere que o ornamento era destinado a práticas ligadas ao espiritualismo e joga luz aos hábitos gregos na Turquia: "Esta é possivelmente uma máscara votiva [oferenda religiosa]. Com o tempo, surgirão outras informações, após outras pesquisas". A homenagem a Dionísio também pode ter sido feita em um evento, visto que o deus também era responsável pelas festas e carnavais.
Com tal descoberta, o artefato seria usado como um amuleto que, quando equipado ao portador, poderia o isentar de seus desejos secretos e arrependimentos ocultos. As pesquisas na região prosseguem para o possível encontro de novas máscaras.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro