Fotografia em plano geral da Pirâmide da Lua - Greg Schechter / Flickr
México

Pesquisadores descobrem caverna natural sob a Pirâmide da Lua em Teotihuacán, México

A formação foi encontrada com o uso de métodos não invasivos, para evitar qualquer alteração na estrutura do monumento histórico

Wallacy Ferrari Publicado em 30/06/2020, às 06h00 - Atualizado às 07h26

Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História da Cidade do México localizaram a existência de uma formação cavernosa natural na Pirâmide da Lua, em Teotihuacán. A descoberta foi publicada na edição final de junho de 2020 do Journal of Archaeological Science, tendo Denisse Argote como autor principal.

A detecção da caverna foi feita enquanto a equipe realizava um estudo para caracterizar o subsolo das pirâmides da região, realizando um mapeamento específico da segunda maior montanha de Teotihuacán. Com a identificação da caverna, o estudo pôde confirmar a existência de túneis artificiais e buracos semelhantes aos encontrados em pirâmides vizinhas, como a do Sol e de Quetzalcoatl.

Utilizando métodos de pesquisas ERT e ANR — técnicas geofísicas não invasivas — foi possível identificar um vazio formado naturalmente na estrutura, realizando uma condução elétrica no solo. Com o cálculo de sua resistência, foi possível concluir que a caverna, parcialmente cheia, está localizada a 15 metros de profundidade.

A cidade mesoamericana de Teotihuacán tinha as praças de pirâmides como centro de convívio da população local, atribuindo a Pirâmide da Lua como uma criação para observações astronômicas, buscando situar o calendário.

México descoberta arqueologia América caverna pirâmide

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro