Após expedições fracassadas, Robert Ballard desiste de procurar aeronave perdida
Joseane Pereira Publicado em 17/10/2019, às 07h00
Após uma busca multimilionária, o explorador Robert Ballard, que descobriu o naufrágio do Titanic, afirmou não ter encontrado nenhuma pista da aeronave perdida de Amelia Earhart.
Em agosto de 2019, Ballard e sua equipe fizeram uma expedição no pequeno atol de Nikumaroro, localizado no Oceano Pacífico, em busca de vestígios da aeronave. Financiados pela National Geographic, a equipe mapeou a ilha com um sonar, não encontrando nada vinculado à aviadora.
"Não me surpreende que eles não tenham encontrado nada", afirmou Richard Gillespie, fundador do Grupo Internacional para Recuperação Histórica de Aeronaves (TIGHAR), que formulou hipóteses sobre ela ter morrido em Nikumaroro. "Faz 82 anos, e os pequenos pedaços [da aeronave] foram espalhados e possivelmente enterrados em deslizamentos de terra subaquáticos".
Ballard e sua equipe poderão voltar ao atol caso os arqueólogos da National Geographic encontrem pistas da aviadora nas amostras de solo vindas de um acampamento temporário na Ilha.
Saiba mais sobre a história de Amelia Earhart com as obras:
1. Amelia Earhart: A Life from Beginning to End, de Hourly History - https://amzn.to/2OXbyp4
2. Amelia Earhart, de
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro