Banda apresenta melhor percentual entre estrelas antigas
Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/05/2022, às 22h11
Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela empresa Censuswide a pedido da fabricante e vendedora de rádios Roberts Radio, um em cada três jovens britânicos não conhecem o trabalho dos Beatles.
A pesquisa foi realizada com 2 mil entrevistados, com idades de 16 a 23 anos, e mostrou que “68,97% da Geração Z estava familiarizada com a banda, o que representa, aproximadamente, dois a cada três jovens.
O objetivo da pesquisa era fazer um recorte para mostrar quanto os jovens da Geração Z conhecem lendárias estrelas antigas, em comparação aos membros da chamada “Geração Silenciosa”, cuja idade é superior a 74 anos.
“Mais de um terço da Geração Z nos disse que não ouviria uma música se fosse lançada antes de eles nascerem. Essa é uma biblioteca inteira de clássicos lançados antes de 2000 que a geração mais jovem pode estar perdendo”, disseram os pesquisadores.
“Quando perguntamos se as pessoas acham músicas ou artistas antigos chatos, a Gen Z foi a geração que mais concordou que sim, com quase 34% [das respostas]”, afirmam eles.
A pesquisa também mostrou que homens estão mais propensos a achar música antiga chata, com cerca de 21% em comparação às mulheres, com aproximadamente 11%.
Os 'garotos de Liverpool' apresentam um melhor desempenho entre a Geração Z, se comparados a outros artistas e bandas antigas, como ‘Queen’, ‘David Bowie’ e ‘Pink Floyd’, que receberam resposta positiva de 66,81%, 53,88% e 51,72%, dos jovens, respectivamente.
A artista mais desconhecida foi a ‘Rainha do Soul’, Aretha Franklin, com mais de 60% dos jovens a desconhecendo. Logo depois, a banda ‘U2’ e ‘The Supremes’.
Os pesquisadores acreditam que os Beatles e Elvis Presley devem manter uma base sólida de fãs jovens por mais 10 anos.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro