Imagem do bar em que aconteceu a chacina - Reprodução / Câmeras de segurança
Chacina

Perito diz que arma usada por atirador em chacina é ‘barata e perigosa’

No Mato Grosso, uma chacina aconteceu em um bar, resultando na morte de 7 pessoas

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 25/02/2023, às 09h04

No município de Sinop, no Mato Grosso, uma chacina aconteceu em um bar nessa semana, que resultou na morte de 7 pessoas, entre elas uma adolescente de 12 anos. A arma usada por um dos atiradores foi uma espingarda calibre 12 mm, que é considerada uma das armas mais baratas em circulação no Brasil.

Segundo Eduardo Llanos, perito forense e especialista em segurança, a arma é também a mais mortal, já que 99,9% das pessoas atingidas por esse tipo de arma acabam indo a óbito. Ele explica que a espingarda usada por um dos atirados possui venda permitida no país, com regulamentação do Exército.

O preço varia muito, indo desde R$ 1,2 mil, no caso da de cano curto e a partir R$ 3 mil no caso das de cano longo — como a que foi usada na chacina.

A espingarda calibre 12 é uma das armas mais acessíveis em termos de preço e também mais fortes em alvos de curto alcance, sendo extremamente perigosa, além de ser uma arma forte e mais pesada e de ação expansiva", disse Llanos.

Novos registros

De acordo com o Uol, Llanos lembrou que, desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, em janeiro de 2019, até maio de 2022, mais de 1 milhão de novas armas particulares foram registradas no Brasil. A média fica entre 1.300 mil por dia, tudo isso graças aos decretos de flexibilização de armamento assinados pelo ex-presidente.

O especialista ainda afirma que o Brasil não é um país com capacidade política, econômica, estrutural e educacional para essa flexibilização. Ele relembra que entre 1993 e 2019, mais de 49 mil pessoas morreram devido a armas de fogo, sendo a maioria por homicídios, índice que engloba a chacina de Sinop.

A violência gerada por mais armas de fogo em um dos países que mais mata por armas de fogo no mundo, é fruto de um governo que armou cidadãos em sua maioria despreparados, sendo assim totalmente associável à tragédia ocorrida em Sinop".
Perigo arma Mato Grosso chacina bar preço perito

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro