Deputado Luiz Philippe, descendente de Dom Pedro I, lamenta que bicentenário da Independência esteja "tingido de partidarismo"
Redação Publicado em 25/08/2022, às 16h29
Para cerimônia de celebração do bicentenário da Independência do Brasil da Coroa Portuguesa, que ocorreu em 1822, o coração de Dom Pedro I — primeiro imperador brasileiro e responsável pela proclamação da independência —, que é conservado e mantido em Portugal, foi enviado às terras tupiniquins.
Com isso, muito tem se falado sobre o grande evento do bicentenário da Independência, da importância histórica do órgão do antigo imperador no evento brasileiro, e até mesmo tentativa de realizar a cerimônia em São Paulo, onde ficam também abrigados os restos mortais de Dom Pedro I.
No entanto, um outro assunto muito recorrente no momento são as eleições presidenciais, que acontecerão em outubro e vem levantando grandes e diversos debates pelo país.
Tal fato, porém, desagrada de certa forma Luiz Philippe de Orléans e Bragança, pentaneto de Dom Pedro I e deputado federal pelo estado de São Paulo, devido ao apagamento da relevância do coração de seu ancestral nas terras brasileiras.
[...] Não estou vendo muita propaganda do bicentenário. A infelicidade é que está ocorrendo em meio a um período eleitoral. O momento acaba tingido de partidarismo", disse Luiz Philippe, filiado ao PL de Bolsonaro, ao O Globo.
Durante a cerimônia em que Jair Bolsonaro recebeu o coração de Dom Pedro I, realizada na última terça-feira, 23, o atual presidente citou a relação do Brasil com Portugal, e enfatizou uma 'eternidade em liberdade'.
Dois países, unidos pela História, ligados pelo coração. Duzentos anos de independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Deus, pátria, família! Viva Portugal, viva o Brasil!", declarou Bolsonaro.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro