Imagem de Pelé - Getty Images
Pelé

Pelé recebe homenagem da Fifa durante prêmio The Best

Pelé foi homenageado na cerimônia do prêmio The Best por sua esposa, Márcia Aoki, pelo cantor Seu Jorge e pelo ex-jogador Ronaldo Nazário

Redação Publicado em 27/02/2023, às 07h07

Nesta segunda-feira, 27, Pelé, o Rei do Futebol, foi homenageado durante a cerimônia do prêmio 'The Best', organizada pela Fifa. A sua esposa, Márcia Aoki, o ex-jogador Ronaldo Nazário e Seu Jorge participaram da homenagem ao lendário ex-atleta.

Foi transmitido um vídeo narrado pelo próprio Pelé, com momentos marcantes de sua carreira. Márcia Aoki, como repercutido pela CNN, subiu ao palco e, junto dela, Ronaldo Nazário falou sobre o legado do brasileiro.

Já o cantor Seu Jorge prestou sua homenagem com uma apresentação de sua versão em português da música "Changes" de David Bowie. Márcia Aoki recebeu um troféu em homenagem a Pelé

Homenagens

Em seu breve pronunciamento, Márcia Aoki agradeceu: “Deus, que nos deu Edson. A Edson, que nos deu Pelé. E ao mundo, que o recebeu tão bem”: “Gratidão, gratidão e gratidão”, disse.

Ronaldo também se pronunciou sobre Pelé, o descrevendo como "um jogador muito à frente do seu tempo". Ele ressaltou que ainda nos anos 1950, Pelé se destacava entre os  jogadores, chutando com as duas pernas, pulando mais alto que os demais atletas e sendo extremamente inteligente

“Falar sobre Pelé é demais para mim. Quando eu lembro do Pelé, eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo. Um atleta que serviu de inspiração para mim e para todo mundo do futebol”, disse.

Ele também se referiu à Pelé como um "amigo querido". Além disso, Ronaldo também mencionou o impacto do ex-jogador em uma sociedade racista. Ele ressaltou que a luta contra o racismo não chegou ao fim e que as pessoas devem se inspirar em Pelé para essa luta. 

“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que é hoje. Ele, um atleta negro, se tornou rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo”.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, também se pronunciou a respeito de Pelé

“O que podemos dizer sobre Pelé? Pelé é futebol. Pelé é simplesmente futebol. E nós o perdemos e sentimos muita falta dele, mas Pelé é eterno”, disse.

“Ele está conosco e sempre estará conosco, e eu gostaria de agradecer a família de Pelé por estar aqui conosco esta noite. Muito obrigado pela vossa presença. E com essa emoção eu desejo uma maravilhosa tarde, aproveitem o futebol e essa celebração”, completou. 

notícias Pelé FIFA Seu Jorge Ronaldo Gianni Infantino The Best Márcia Aoki

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro