Pelé foi homenageado na cerimônia do prêmio The Best por sua esposa, Márcia Aoki, pelo cantor Seu Jorge e pelo ex-jogador Ronaldo Nazário
Redação Publicado em 27/02/2023, às 07h07
Nesta segunda-feira, 27, Pelé, o Rei do Futebol, foi homenageado durante a cerimônia do prêmio 'The Best', organizada pela Fifa. A sua esposa, Márcia Aoki, o ex-jogador Ronaldo Nazário e Seu Jorge participaram da homenagem ao lendário ex-atleta.
Foi transmitido um vídeo narrado pelo próprio Pelé, com momentos marcantes de sua carreira. Márcia Aoki, como repercutido pela CNN, subiu ao palco e, junto dela, Ronaldo Nazário falou sobre o legado do brasileiro.
Já o cantor Seu Jorge prestou sua homenagem com uma apresentação de sua versão em português da música "Changes" de David Bowie. Márcia Aoki recebeu um troféu em homenagem a Pelé.
Em seu breve pronunciamento, Márcia Aoki agradeceu: “Deus, que nos deu Edson. A Edson, que nos deu Pelé. E ao mundo, que o recebeu tão bem”: “Gratidão, gratidão e gratidão”, disse.
Ronaldo também se pronunciou sobre Pelé, o descrevendo como "um jogador muito à frente do seu tempo". Ele ressaltou que ainda nos anos 1950, Pelé se destacava entre os jogadores, chutando com as duas pernas, pulando mais alto que os demais atletas e sendo extremamente inteligente.
“Falar sobre Pelé é demais para mim. Quando eu lembro do Pelé, eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo. Um atleta que serviu de inspiração para mim e para todo mundo do futebol”, disse.
Ele também se referiu à Pelé como um "amigo querido". Além disso, Ronaldo também mencionou o impacto do ex-jogador em uma sociedade racista. Ele ressaltou que a luta contra o racismo não chegou ao fim e que as pessoas devem se inspirar em Pelé para essa luta.
“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que é hoje. Ele, um atleta negro, se tornou rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo”.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, também se pronunciou a respeito de Pelé.
“O que podemos dizer sobre Pelé? Pelé é futebol. Pelé é simplesmente futebol. E nós o perdemos e sentimos muita falta dele, mas Pelé é eterno”, disse.
“Ele está conosco e sempre estará conosco, e eu gostaria de agradecer a família de Pelé por estar aqui conosco esta noite. Muito obrigado pela vossa presença. E com essa emoção eu desejo uma maravilhosa tarde, aproveitem o futebol e essa celebração”, completou.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro