Antonia e seus filhotes - Divulgação/NZCBI do Smithsonian
EUA

Pela primeira vez, fêmea de furão clonada dá à luz filhotes nos EUA

Novidade foi anunciada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA; este é o primeiro caso de uma espécie clonada e ameaçada que consegue gerar descendentes no país

Giovanna Gomes Publicado em 06/11/2024, às 08h01

Uma fêmea de furão-de-patas-pretas (Mustela nigripes) chamada Antonia, clonada como parte de um projeto de conservação, deu à luz dois filhotes, anunciou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. Os bebês nasceram no Instituto Nacional de Biologia da Conservação e Zoológico Smithsonian (NZCBI), na Virgínia.

Antonia foi clonada juntamente com o furão Noreen, a partir do material genético de Elizabeth Ann, que por sua vez também foi clonada a partir de células congeladas de 1988, originárias de uma fêmea de furão chamada Willa.

Após alcançar a maturidade reprodutiva, Antonia cruzou com um macho de 3 anos chamado Urchin, gerando dois filhotes — o primeiro caso nos EUA de uma espécie clonada e ameaçada que consegue ter descendência. Este acontecimento histórico representa um avanço científico significativo para a conservação de espécies ameaçadas.

Filhotes

Dos três filhotes gerados por Antonia, apenas dois sobreviveram, um macho e uma fêmea, que permanecem saudáveis, de acordo com o portal Galileu. A família continuará sob monitoramento e pesquisa no NZCBI, sem planos de reintegração à natureza por enquanto.

"A reprodução bem-sucedida e o subsequente nascimento dos filhotes de Antonia são um marco importante na conservação de espécies ameaçadas", afirmou Paul Marinari, curador sênior do NZCBI, em comunicado oficial.

O NZCBI agora se concentrará na preservação dos habitats naturais desses furões, na reintegração controlada na natureza e na resistência a doenças.

O fato de uma espécie clonada conseguir se reproduzir marca um avanço notável na genética de conservação. A fonte destaca que esse sucesso demonstra que a clonagem pode contribuir para a diversidade genética e abre novas perspectivas para a recuperação de animais em risco de extinção, preservando futuras gerações de furões e superando limitações genéticas.

bebês clonagem filhotes Fêmea Furão clonada pela primeira vez

Leia também

Descoberta no Marrocos revela uso de plantas medicinais há 15.000 anos


Menina de 11 anos que teve seu bode de estimação abatido é indenizada nos EUA


Pesquisadores tentam desvendar mistério sobre o crocodilo Cassius


Gladiador 2: Paul Mescal revela plano para caso filme o torne muito famoso


Hotel com formato de galo nas Filipinas quebra bate no Guinness


Sapatinhos de rubi de 'O Mágico de Oz' vão a leilão nos EUA