Imagem de uma urna eletrônica - Senado Federal, via Wikimedia Commons
Brasil

PEC que visava voto impresso no Brasil é derrotada e arquivada na Câmara dos Deputados

A votação foi realizada nesta terça-feira, 10

Redação Publicado em 10/08/2021, às 22h50

O governo viu uma derrota nesta terça-feira, 10, diante da decisão da Câmara dos Deputados em rejeitar e arquivar à PEC que discutia o voto impresso durante eleições.

"Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", explicou Arthur Lira, atual presidente da Câmara e político filiado ao PP-AL.

Acontece que para passar pela aprovação, a proposta de emenda necessitava de, pelo menos, 308 votos. O que se viu foi a PEC receber apenas 229 votos de deputados.

O texto produzido por Bia Kicis, deputada pelo PSL-DF, recebeu um total de 218 votos contra. O episódio também contou com uma abstenção. Assim, foram 448 votos.

Um dos maiores defensores do voto impresso é o presidente Jair Bolsonaro, que promoveu ataques às urnas nos últimos meses. Sem provas, chegou até mesmo a alegar que as eleições de 2014 foram fraudadas.

Vale destacar que na última semana, uma comissão especial da Câmara também discutiu, apenas com caráter opinativo, a PEC, resultando em 23 votos contra a ideia e 11 votos a favor.

Com a decisão determinada nesta terça-feira (10) fica garantido o formato de sempre para as eleições que irão ocorrer em 2022.

Brasil presidente câmara Bolsonaro PEC voto impresso urnas

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro