Tiro que atingiu a aeronave da Aeroméxico (esq.) e passageiros se protegendo dos tiros (dir.) - Reprodução/Twitter/FuerzaInformativaAzteca
México

Passageiros fogem de tiros dentro de avião no México

O caso aconteceu depois da prisão do narcotraficante Ovídio Gúzman, filho do chefe do crime organizado 'El Chapo'; veja vídeo

Redação Publicado em 05/01/2023, às 19h04

Nesta quinta-feira, 5, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou o momento em que passageiros de um voo da Aeroméxico, companhia de aviação, foram surpreendidos por tiros na estrutura da aeronave. O incidente, que não deixou ninguém ferido, ocorreu na cidade de Culiacán, no México.

Pasajeros de un avión de#Aeroméxico dejan sus asientos para hincarse en el piso de la aeronave y protegerse de las ráfagas de disparos que se encontraban en el aeropuerto de #Culiacán, Sinaloa. pic.twitter.com/7ynRimTuaj

— Adela Micha (@Adela_Micha) January 5, 2023

Segundo informações publicadas pelo site Forbes México, o tiroteio aconteceu após a prisão do narcotraficante Ovídio Gúzman, herdeiro do cartel de drogas de Sinaloa e líder do crime organizado comandado pelo seu pai, Joaquín "El-Chapo" Gúzman, detido nos EUA desde 2019. 

Em comunicado, a companhia aérea declarou:

Esta manhã foi detectado um impacto de bala na fuselagem de um avião Embraer 190 que estava pronta para operar o voo AM165 na rota Culiacán-Cidade do México, que foi cancelado por motivos de segurança".

Aeroméxico confirma que avión recibió disparo en aeropuerto de Culiacán pic.twitter.com/sqhFhKrgNR

— ITR Oficial (@ITROriginal) January 5, 2023

Tensão 

A prisão do narcotraficante, conhecido pelo apelido deEl Ratón, faz parte de uma série de exigências do governo americano para que as autoridades do México pressionem e façam apreensões contra o narcotráfico local. 

Além disso, a ação dos policiais acarretou um aumento das tensões no Estado e caos generalizado em toda a região Oeste do país, que registrou pontos de incêndio, tiroteios e estradas bloqueadas. O governo local ainda publicou um comunicado anunciando a suspensão de aulas, serviços, voos e pediu para que a população permanecesse em suas residências.

Estados Unidos México avião Sinaloa Joaquín Tiros El-Chapo Gúzman Ovídio Gúzman

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro