Autoridades locais intensificam esforços de limpeza e controle de roedores para receber turistas e atletas; faxineiros receberão bônus
Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 23/07/2024, às 16h30
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2024, Paris intensifica seus esforços para manter a cidade livre de ratos e assegurar que visitantes e atletas não encontrem os indesejáveis moradores peludos. As autoridades municipais adotaram medidas adicionais para garantir um ambiente limpo e seguro durante o evento global, que tem início na próxima sexta-feira, 26.
A vice-prefeita Anne-Claire Boux, responsável pela saúde pública, detalhou as ações em entrevista à agência de notícias AFP. "Todos os locais olímpicos e áreas de comemoração foram analisados em busca de ratos antes dos Jogos", afirmou. Entre as medidas adotadas estão a limpeza profunda para remover resíduos de alimentos, a instalação de armadilhas mecânicas e soluções químicas, e o fechamento de pontos de saída dos esgotos.
Locais emblemáticos como o parque atrás da Torre Eiffel, onde será disputado o vôlei de praia, e os jardins do Louvre, onde ficará a tocha olímpica, receberam atenção especial devido ao histórico de infestações. "Onde havia áreas com muitos ratos, colocamos armadilhas antes dos Jogos", explicou Boux, destacando que o objetivo não é exterminar os ratos, mas mantê-los nos esgotos.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, tem enfrentado críticas por questões de limpeza urbana, exacerbadas por uma campanha viral em 2021 que destacou problemas como lixeiras transbordando e espaços verdes mal cuidados. Em resposta, a cidade lançou um "manifesto pela beleza" e renovou avenidas, praças e edifícios históricos em preparação para os Jogos.
Antoine Guillou, vice-prefeito responsável pela limpeza, mostrou-se confiante nos preparativos. "Os Jogos nos ajudarão a mostrar definitivamente que essa ideia de que há muitos ratos em Paris é falsa", declarou. Com a ajuda de uma equipe de limpeza composta por 7.500 pessoas e o apoio de empreiteiros privados, Paris está determinada a manter sua reputação de cidade elegante e organizada.
Durante o período olímpico, os trabalhadores de limpeza receberão bônus maior que R$ 11 mil por seu esforço extra, enquanto novas lixeiras à prova de ratos são instaladas pela cidade. A equipe de exterminadores de roedores, conhecida como "Smash", colaborou com o comitê organizador para projetar locais que minimizem a presença de ratos.
*Sob supervisão;
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro