Declaração do papa foi dada a revista espanhola antes de sua viagem a Portugal
Giovanna Gomes Publicado em 04/08/2023, às 08h31
Em nova sinalização de abertura da Igreja Católica para a comunidade LGBTQIA+, o papa Francisco declarou, nos últimos dias, que as mulheres trans também são "filhas de Deus".
A declaração do pontífice, dada à revista espanhola Vida Nueva, foi realizada antes de sua viagem a Portugal para a ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e divulgada nesta sexta-feira, 4.
Durante a entrevista, o líder religioso lembrou da primeira vez que recebeu um grupo de mulheres transexuais no Vaticano.
Elas saíram chorando, dizendo que eu havia dado a mão a elas, um beijo... Como se eu tivesse feito algo excepcional com elas. Mas são filhas de Deus! Ele gosta de você assim”, disse Francisco.
De acordo com informações da agência de notícias ANSA, o papa ainda acrescentou que "Jesus ensina a não colocar limites" e que a Igreja precisa se manter aberta.
Dialogar com todos é algo que Jesus nos ensinou. E digo mais: quando alguém se fecha ao diálogo, é sinal de fraqueza. Se a Igreja não tem isso que Jesus ensinou, não é Igreja. Todos têm de se sentir escolhidos", ressaltou.
No final do mês passado — em resposta a uma pergunta de uma pessoa transexual — o pontífice já havia dito no podcast oficial do Vaticano que "Deus nos ama como somos".
Apesar de considerar a homossexualidade um pecado, o papa Francisco defende que todos sejam acolhidos dentro da Igreja — posição essa que vem sendo criticada pelas alas ultraconservadoras do clero.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro