Papa durante passeio em 2021 - Getty Images
Religião

Papa Francisco afirma que aborto é assassinato: 'É uma vida humana. Ponto final'

Fala do Santo Padre repercutiu na mídia

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/09/2021, às 08h20 - Atualizado às 09h32

O Papa Francisco afirmou durante o voo de volta da Eslováquia realizado na última quarta-feira, 15, que considera a prática do aborto como um "assassinato", mesmo logo após a concepção do filho, como noticia o portal O Globo.

O tema surgiu durante um comentário sobre o posicionamento de parte dos bispos católicos dos EUA, que lidam de forma política com a lei de legalização da prática no país desde 1973.

Em conversa com jornalistas, o religioso foi diretamente questionado sobre o presidente Joe Biden, que apesar de ser assumidamente católico, é politicamente alinhado ao direito de escolha das cidadãs norte-americanas, o que poderia ferir sua comunhão.

Francisco compreendeu que, estruturalmente, o chefe de estado possui uma série de empecilhos e tradições culturais que não permitem o encerramento da medida, aliviando o discurso.

Nunca neguei a comunhão a ninguém. Mas nunca soube que tivesse diante de mim alguém como você descreveu, isso é verdade. A comunhão não é um prêmio para os perfeitos. A comunhão é um dom, a presença de Jesus e de sua Igreja”, afirmou o argentino.

A opinião sobre quem faz questão de realizar a prática, no entanto, foi mantida; o Papa detalhou que a intervenção é antinatural, dada a concepção de uma vida — mesmo que ainda não haja sinais vitais — e os desejos de Deus.

Aborto é assassinato. Quem pratica o aborto mata. Na terceira semana após a concepção, muitas vezes antes mesmo de a mãe saber [que está grávida], todos os órgãos já estão [começando a se desenvolver]. É uma vida humana. Ponto final. E essa vida humana tem que ser respeitada” concluiu.
Religião Estados Unidos presidente Papa Política Francisco Aborto discussão Joe Biden

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro