Um grupo de voluntários preparava feijoada na cozinha de uma igreja em Goiânia quando ocorreu a explosão; confira o vídeo!
Giovanna Gomes Publicado em 12/12/2023, às 12h16
A explosão de uma panela de pressão causou queimaduras em um homem que atuava como voluntário em uma igreja em Goiânia. Um vídeo registrou o momento em que cinco pessoas, que estavam ao redor do fogão preparando alimentos, foram surpreendidas pelo estouro.
O incidente, que aconteceu por volta das 9h de domingo, 10, resultou até mesmo em um buraco no teto da igreja. De acordo com o portal de notícias G1, as informações indicam que o grupo estava preparando uma feijoada para um evento da instituição religiosa.
À TV Anhanguera, o voluntário afetado pelas queimaduras informou que está se recuperando bem. Entretanto, até a última atualização da reportagem, não foi possível obter informações sobre o estado de saúde dos outros quatro voluntários.
⏯️ Panela de pressão explode, deixa 1 ferido e buraco no teto.
— Metrópoles (@Metropoles) December 12, 2023
Caso aconteceu em Goiânia (GO). Grupo atingido fazia feijoada para evento religioso; o homem ferido se recupera bem.
Leia: https://t.co/7IIKBXjMtn pic.twitter.com/uoTEavg2kO
É importante destacar que a panela de pressão, apesar de ser um utensílio doméstico comum, demanda precauções para evitar acidentes graves.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos de Jesus Borges Peres, ressalta que é necessário verificar toda a estrutura da panela antes de colocá-la no fogão.
Pode ter amassado que pode comprometer a estrutura, principalmente na saída de ar na tampa. Por isso, o correto é sempre limpar as saídas de ar da tampa. Observar também a borracha que cobre toda a borda da tampa, ela tem que estar flexível, não pode estar com trincas nem rompida", explicou.
O bombeiro orienta a desligar a chama do fogão ao ouvir qualquer ruído incomum e permitir que a pressão seja liberada naturalmente. Ele alerta que jogar a panela na água fria pode causar choque térmico e resultar em explosão. Abaixo estão cinco cuidados essenciais:
1- Verificar a borracha da tampa: assegurar que não apresenta danos ou rachaduras, pois isso comprometeria a vedação entre a tampa e a panela;
2- A válvula: garantir que o pino esteja posicionado corretamente para ouvir o barulho quando a pressão é atingida. É possível ter uma noção da pressão observando o pino da tampa;
3- Quantidade de água: observar a marcação interna que indica a quantidade adequada de água. Evitar colocar excesso ou insuficiência de água, pois a falta de líquido pode resultar em explosão quando secar;
4- Temperatura do fogo: após atingir a pressão desejada, é importante manter o fogo em intensidade média;
5- Abrir a panela: ao término do cozimento, é preciso permitir que a pressão seja liberada naturalmente antes de abrir a panela.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro