Propaganda dos "Cigarrinhos de chocolate ao leite" da Pan - Reprodução/vídeo/Propagandas Históricas
Brasil

Pan, que fabricava ‘cigarrinhos de chocolate’, pede falência à Justiça

Empresa já tinha tido sua falência pedida pela promotoria em 2022 devido a dívidas agravadas pela pandemia

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/02/2023, às 16h31

A empresa Pan Produtos Alimentícios, famosa por vender os polêmicos ‘cigarrinhos de chocolate’, pediu autofalência à Justiça. Isso quer dizer que a companhia reconhece a sua incapacidade de pagar as dívidas e de seguir em atividade. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha.

O pedido de falência foi protocolado na 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A empresa tinha pedido recuperação judicial em 2021 e teve sua falência pedida pelo Ministério Público três vezes. O prazo da recuperação judicial acabou há duas semanas, mas a empresa não conseguiu se reerguer e saldar suas dívidas.

A Pan tem, atualmente, 52 funcionários, e acumula dívidas de R$ 260 milhões. Agora, a única saída é a autofalência, que a Justiça precisa aceitar. A empresa pede que, depois da falência, ela ainda tenha um prazo de seis meses para liquidar todos os débitos com trabalhadores ativos e os "débitos pós-recuperação judicial".

Muito chocolate

A Pan era uma empresa de alimentos focada em chocolates e doces. Ela criou o primeiro chocolate diet ao leite do Brasil e também vendeu, por muitos anos, a bala Paulistinha, inspirada na Revolução Constitucionalista de 1932.

O produto mais famoso e polêmico da história da empresa foi o ‘cigarro’ de chocolate, que ficou marcado negativamente por incentivar crianças a imitar o hábito adulto, e danoso para a saúde, de fumar. Os ‘cigarrinhos’ começaram a ser vendidos em 1959 e tiveram sua produção interrompida na década de 1990.

Brasil Empresas Falência Pan cigarro de chocolate

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro