Hattie McDaniel em 1941 - Wikimedia Commons
Cinema

Oscar desaparecido de Hattie McDaniel será substituído em cerimônia de celebração

Atriz Hattie McDaniel, do filme “…E O Vento Levou” (1939), foi a primeira pessoa negra a vencer a premiação

Redação Publicado em 26/09/2023, às 19h15

Em 1940, a atriz Hattie McDaniel fez história ao receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em ‘…E o Vento Levou’ (1939), por se tratar da primeira pessoa negra a receber um Oscar. Porém, o objeto, que havia sido doado a Universidade de Howard após seu falecimento em 1952, desapareceu na década de 1960

No Museu da Academia de Cinema de Hollywood, por exemplo, várias estatuetas são emprestadas para a exposição, mas o espaço reservado ao prêmio de McDaniel nunca foi preenchido, conforme repercutido pelo portal da Revista Rolling Stone Brasil. 

Contudo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, anunciou nesta terça-feira, 26 que irá solucionar o problema, ao oferecer um novo Oscar ao Chadwick A. Boseman College of Fine Arts, o departamento de artes da Universidade de Howard. 

Reparações

No dia 1.º de outubro, uma cerimônia chamada Hattie's Come Home, acontecerá no Howard's Ira Aldridge Theatre, para celebrar a vida e o legado da atriz. O evento foi reconhecido pela Academia, em um comunicado assinado pelo CEO, Bill Kramer.

Hattie McDaniel foi uma artista inovadora que mudou o curso do cinema e impactou gerações de artistas que a seguiram. Estamos entusiasmados em apresentar um substituto ao Oscar de Hattie McDaniel para a Howard University. Esta importante ocasião celebrará o notável trabalho artesanal e a vitória histórica de Hattie McDaniel.”, afirmou o CEO em nota.
filme Oscar desaparecimento premiação Hattie McDaniel substituição

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro