Atriz Hattie McDaniel, do filme “…E O Vento Levou” (1939), foi a primeira pessoa negra a vencer a premiação
Redação Publicado em 26/09/2023, às 19h15
Em 1940, a atriz Hattie McDaniel fez história ao receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em ‘…E o Vento Levou’ (1939), por se tratar da primeira pessoa negra a receber um Oscar. Porém, o objeto, que havia sido doado a Universidade de Howard após seu falecimento em 1952, desapareceu na década de 1960.
No Museu da Academia de Cinema de Hollywood, por exemplo, várias estatuetas são emprestadas para a exposição, mas o espaço reservado ao prêmio de McDaniel nunca foi preenchido, conforme repercutido pelo portal da Revista Rolling Stone Brasil.
Contudo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, anunciou nesta terça-feira, 26 que irá solucionar o problema, ao oferecer um novo Oscar ao Chadwick A. Boseman College of Fine Arts, o departamento de artes da Universidade de Howard.
No dia 1.º de outubro, uma cerimônia chamada Hattie's Come Home, acontecerá no Howard's Ira Aldridge Theatre, para celebrar a vida e o legado da atriz. O evento foi reconhecido pela Academia, em um comunicado assinado pelo CEO, Bill Kramer.
Hattie McDaniel foi uma artista inovadora que mudou o curso do cinema e impactou gerações de artistas que a seguiram. Estamos entusiasmados em apresentar um substituto ao Oscar de Hattie McDaniel para a Howard University. Esta importante ocasião celebrará o notável trabalho artesanal e a vitória histórica de Hattie McDaniel.”, afirmou o CEO em nota.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro