O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Getty Images
ONU

Órgão da ONU denuncia Brasil por falta de ações no combate à tortura

Documento destaca que, especialmente no governo de Jair Bolsonaro (PL), país enfraqueceu mecanismos de combate à tortura

Redação Publicado em 14/03/2023, às 14h19 - Atualizado às 15h23

Nesta terça-feira, 14, a ONG Conectas, órgão que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), denunciou o Brasil por enfraquecer as medidas de combate à tortura ao longo da sessão realizada pelo Conselho de Direitos Humanos. No documento, a entidade ressalta especialmente as políticas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informações do portal G1, a denúncia reitera que a retirada do órgão do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), por exemplo, se reflete no "orçamento irrisório" para aprevenção contra a tortura. Além disso, na época, Bolsonaro exonerou 11 membros da organização

Em outro trecho, o texto cita que "mesmo com o novo governo, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate a Tortura no Brasil segue enfraquecido, com orçamento irrisório". Anteriormente, em 2016, a ONU considerou como "cruel, desumana e degradante" os casos de violação registrados no país.

Documento 

O relatório, conforme informando pela relatora especial Alice Jill Edwards, ainda visa estabelecer os direitos das pessoas que se encontram nas prisões, a fim de que não ocorram maus-tratos e não se instaurem condições de violência:

Solicitamos à Relatora Especial que questione o Brasil sobre suas obrigações para prevenir e combater a tortura e instamos que a relatora especial com seus pares acatem o apelo urgente enviado por organizações brasileiras sobre a trágica situação em relação às revistas vexatórias, que violam direitos das pessoas privadas de liberdades e de seus familiares".
Brasil tortura denúncia ONU Jair Bolsonaro relatório

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro