Príncipe William participando do Earthshot Prize Innovation Summit, em Nova York, na terça-feira, 19 - Getty Images
Mundo

Organização ambiental brasileira é finalista em prêmio de conservação do príncipe William

Criado pelo príncipe William, prêmio Earthshot agracia organizações de preservação ambiental de todo o mundo

Redação Publicado em 20/09/2023, às 11h05

Na última terça-feira, 19, o príncipe William e membros de sua equipe anunciaram, durante uma cerimônia do seu projeto ambiental, Earthshot, em Nova York, nos Estados Unidos, os 15 finalistas de seu prêmio anual. O que mais chama atenção, porém, é o fato que, entre as organizações de destaque, está uma brasileira: a Belterra Agroflorestas.

De acordo com a Veja, esta se trata de uma iniciativa fundada em 2020, que busca principalmente "viabilizar a implantação de Sistemas Agroflorestais em larga escala", segundo o site da instituição

É uma grande honra que o príncipe William e o prêmio Earthshot estejam reconhecendo o trabalho notável da Belterra Agroflorestas e o seu compromisso de criar mecanismos para regeneração da saúde do solo, restauração da paisagem natural e recuperação da biodiversidade no Brasil", alegou Melanie Hopkins, vice-embaixadora britânica no Brasil.

"A organização incorpora o espírito inovador e a dedicação ao nosso meio ambiente", acrescentou. 

Vale pontuar que as ações da Belterra ocorrem principalmente ao lado de pequenos e médios agricultores, com uma "assistência técnica e extensão rural especializada em agricultura regenerativa, facilitação de acesso a crédito e a mercados compradores".

Prêmio Earthshot

Também conforme explicado pela Veja, o prêmio Earthshot foi criado em 2020 pelo príncipe William com o objetivo de evitar que a Terra alcance um ponto de não retorno em suas condições climáticas, previsto para ser alcançado antes de 2030.

Ele é dividido em cinco categorias: Proteger e Restaurar a Natureza; Limpar o nosso Ar; Revitalizar os nossos Oceanos; Construir um Mundo sem Desperdícios e Corrigir o nosso Clima.

+ Amazônia pode atingir colapso irreversível antes do fim desta década

As organizações vencedoras em cada uma das categorias são agraciadas, por sua vez, com um valor de 1 milhão de libras esterlinas (pouco mais de R$ 6 milhões, na cotação atual), isso sem mencionar auxílio de orientação, recursos e suporte técnico da Earthshot Prize Fellowship Program, um programa de acompanhamento por um ano.

O projeto finalista brasileiro, concorre na categoria 'Proteger e Restaurar a Natureza', assim como a 'Acción Andina' do Peru e a 'Freetown The Tree Town', de Serra Leoa. A próxima etapa do prêmio, na qual os vencedores serão finalmente divulgados, está prevista para acontecer em 7 de novembro, em Cingapura.

Mundo notícias meio ambiente prêmio príncipe William Belterra Agroflorestas prêmio Earthshot organização ambiental

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro