‘Independências’ relata fatos e personagens curiosos do processo de liberdade do país
Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/09/2022, às 09h24
No dia que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil, 7 de setembro, a TV Cultura estreia a série ‘Independências’, criada por Luis Alberto de Abreu e dirigida por Luiz Fernando Carvalho – dupla responsável por “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”.
A nova série será exibida todas as quartas-feiras, às 22h, ao longo de 16 episódios que trazem novos olhares para o processo do rompimento do Brasil com Portugal.
O roteiro tem como plano de fundo a pesquisa realizada pelo jornalista José Antônio Severo, que explora outros personagens fundamentais para a Independência, trazendo à tona a voz de negros, padres e mulheres.
"Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a TV Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”, disse Luis Fernando.
Além de trazer personagens e fatos que muitos não conheciam sobre a importante data, a série também destaca o papel de pessoas conhecidas, mas que nunca foram retratadas com a devida importância em artigos ou pinturas que retratam tal data. Como é o caso da imperatriz D. Leopoldina e José Bonifácio de Andrada e Silva, pessoas de suma importância para a culminância da liberdade.
O elenco da produção reúne grandes nomes como Antônio Fagundes (D. João VI), Maria Fernanda Cândido (Maria Graham), Daniel de Oliveira (D. Pedro I), Gabriel Leone (D. Miguel) e Louisa Sexton (Leopoldina). Cantoras brasileiras também fizeram participações especiais na trama, como Margareth Menezes e Fafá de Belém.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro