Técnico de laboratório mostra uma amostra suspeita de varíola dos macacos no laboratório - Getty Images
OMS

OMS recomenda que nome da varíola dos macacos seja alterado, a fim de combater racismo

Recomendação para alteração do nome da doença foi publicada nesta segunda-feira, 28

Giovanna Gomes Publicado em 28/11/2022, às 09h45 - Atualizado às 12h52

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou, em comunicado publicado nesta segunda-feira, 28, que a varíola dos macacos passe a ser chamada de mpox, termo adaptado do nome em inglês 'monkeypox'.

O motivo, segundo as autoridades, é que, à medida que cresceram os casos da doença pelo mundo, surgiram também relatos do uso de "linguagem racista e estigmatizante" associada à doença, principalmente na internet.

"As considerações para as recomendações incluíram justificativa, adequação científica, extensão do uso atual, pronúncia, usabilidade em diferentes idiomas, ausência de referências geográficas ou zoológicas e facilidade de recuperação de informações científicas históricas", disse a OMS.

Novo nome

De acordo com informações do UOL, a organização estabeleceu que a nova nomenclatura deverá ser utilizada simultaneamente à antiga, em período de transição que deve durar um ano. Essa fase terá início nesta segunda-feira.

Segundo a fonte, o nome atualmente em uso foi criado no ano de 1970, depois que o vírus foi descoberto em macacos, em 1958.

Segundo a OMS, a organização publicou em 2015 as diretrizes para a nomeação de doenças. As normas recomendam que os nomes sejam escolhidos com cautela, a fim de evitar impacto negativo nos setores de comércio, viagens e turismo ou no bem-estar animal. A medida também visa evitar que grupos da sociedade sejam ofendidos.

racismo notícias mudança OMS Varíola dos macacos Monkeypox

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro