Objeto que apresentava oscilação em seu brilho foi avistado na madrugada da última quarta-feira, 21, por um observatório do Instituto Federal Farroupilha
Éric Moreira Publicado em 22/02/2024, às 09h08
Na madrugada da última quarta-feira, 21, câmeras do observatório Bate-Papo Astronômico, localizado no campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, registraram um curioso objeto luminoso não-identificado brilhando no céu.
+ Objeto 500 trilhões de vezes mais brilhante que o Sol é identificado por astrônomos
Conforme pode ser visto em imagens divulgadas pelo grupo, é possível observar o objeto se movendo pelo céu enquanto seu brilho oscila repetidamente. Fabricio Colvero, operador das estações do Bate-Papo Astronômico, pontua também que o objeto, flagrado na órbita baixa da Terra, girava em torno de seu próprio eixo.
Segundo a CNN Brasil, o registro foi feito por volta das 5 horas. Agora, as imagens são analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), para uma possível identificação do objeto.
Conforme repercutido pelo g1, mesmo que o objeto ainda não tenha sido identificado, membros do observatório especulam que possa se tratar de um satélite desativado ou até mesmo do corpo de um foguete.
+ Lixo espacial: Existem quase 30 mil objetos orbitando a Terra, alertam cientistas
No entanto, caso realmente seja isso, esses fragmentos podem ter queimado após a reentrada na atmosfera terrestre. Agora, aguardam-se conclusões da Bramon para uma possível identificação do objeto, segundo o observatório.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório