Dom Luiz de Orleans e Bragança faleceu nesta sexta-feira, 15, aos 84 anos
Redação Publicado em 15/07/2022, às 16h45 - Atualizado às 17h39
A Secretaria da Casa Imperial do Brasil anunciou nesta sexta-feira, 15, em nota, a morte do Chefe da Casa Imperial do Brasil, o bisneto da Princesa Isabel, Dom Luiz de Orleans e Bragança.
"Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que, hoje, dia 15 de julho de 2022, na cidade de São Paulo, aos 84 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si", diz o comunicado.
Com 84 anos, Dom Luiz de Orleans e Bragança morreu em São Paulo. Conforme divulgado pela secretaria da Casa Imperial do Brasil, o estado de saúde dele foi considerado irreversível.
O bisneto da princesa Isabel estava internado no Hospital Santa Catarina desde o dia 10 de junho. Nesse período ele passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) duas vezes. Recentemente ele fora diagnosticado com Alzheimer, além de ter tido poliomielite na infância.
Depois de seu falecimento, o posto de Chefe da Casa Imperial do Brasil fica agora com seu irmão, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, nascido em 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule, Balneário no Sul da França.
"Seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que a todos encarece orações em sufrágio da alma do Príncipe Dom Luiz, o sucede como Chefe da Casa Imperial do Brasil", enfatiza a nota divulgada pela Casa Imperial.
Segundo informações da Secretaria da Casa Imperial do Brasil, ele é o terceiro dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança. Residente de São Paulo, ele se dedica integralmente ao ideal de Restauração da Monarquia no país.
Ainda de acordo com o portal online, ele concede audiências a monarquistas e entrevistas à imprensa. Ele também é frequentemente convidado a representar a Família Imperial em solenidades oficiais e semi-oficiais de diversos níveis.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro