Caminhão com imigrantes chocou autoridades ao revelar corpos na última segunda-feira, 27
Redação Publicado em 28/06/2022, às 16h55
Na noite de ontem, 27, nos arredores da cidade de San Antonio, no Texas, mais de 40 imigrantes foram encontrados mortos em um caminhão abandonado. O veículo estava perto de uma ferrovia, em uma área remota da periferia da cidade.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, atualizou o número de mortos, adicionando 4 novos óbitos de pessoas socorridas no local, agora somando 50 vítimas.
Segundo a NBC News, 16 pessoas foram hospitalizadas por exaustão e insolação, dentre elas, 4 eram crianças. William McManus, chefe de polícia de San Antonio, descreveu o caso como o incidente de "contrabando humano mais mortal da cidade”. Como as pessoas chegaram até ali a causa da morte ainda não foram descobertas.
Depois do incidente, três pessoas foram detidas, mas suas identidades não foram divulgadas, por não saberem a relação delas com o caso. A investigação foi repassada ao DHS (Departamento de Segurança Interna), que anunciou em um comunicado o início de uma ação contra "um suposto tráfico de pessoas”.
A descoberta do caminhão ocorreu na tarde de ontem. O veículo foi encontrado com as portas parcialmente abertas e as equipes constataram que o veículo não tinha ar condicionado e nem água potável. No dia do incidente, a temperatura registrada era de 39,5ºC, uma alta decorrente da recente onda de calor que afetou o país americano.
Segundo Obrador, dentre os mortos, 22 eram mexicanos, sete da Guatemala e dois de Honduras. As outras 19 vítimas ainda não tiveram a nacionalidade revelada. As autoridades também informaram que 16 pessoas sobreviveram — entre elas, 4 crianças. O grupo foi encaminhado ao hospital. Até agora, sabe-se que dois deles são da Guatemala, segundo o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard.
De acordo com Charles Hood, o chefe dos bombeiros, os quase 60 profissionais que foram enviados ao local deverão receber apoio psicológico depois do incidente. Ele ainda explicou: "Não estamos preparados para abrir um caminhão e ver diversos corpos lá”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro