Ferdinand Marcos Jr. em campanha - Getty Images
Ásia

O filho de ex-ditador das Filipinas eleito presidente com enorme vantagem

A eleição de Ferdinand Marcos Jr. marca o retorno da família ao poder com mais que o dobro de votos que o segundo colocado

Redação Publicado em 10/05/2022, às 09h21

Ferdinand Marcos Jr. confirmou sua vitória nas eleições presidenciais das Filipinas ao conquistar mais que o dobro de votos da sua opositora, a candidata Leni Robredo, com quase 100% dos votos contabilizados.

Filho do ex-ditador homônimo, cujo governo caiu com um levante popular que teve apoio do Exército, o político marca com a sua eleição — que teve margem de votos histórica no país — o retorno da família ao poder das Filipinas após décadas da deposição do pai.

O regime foi marcado por perseguição, em que estava estabelecida uma brutal lei marcial entre 1972 e 1981. A família também é acusada de desvios bilionários do tesouro do Estado, além de trocas de favores ilegais e corrupção.

Ainda assim, como reportou o Estadão, após o exílio no Havaí, eles retornaram ao país e conseguiram se manter na política com força, atuando em cargos importantes, como deputados, senadores, etc.

Na tarde da última segunda-feira, 9, com 81,8% dos votos apurados, o candidato havia obtido 26,3 milhões de votos, mais que o dobro dos 12,5 milhões de votos conquistados por Robredo, o que os deixa muito perto dos 27,5 milhões de votos para confirmar o resultado.

“Temos muitas coisas para fazer”, afirmou Marcos Jr. em um comunicado transmitido pelo Facebook. “Um empreendimento tão grande quanto esse não envolve uma pessoa”.
Ele continuou: “Existem milhares de vocês por aí, voluntários, grupos paralelos, líderes políticos que se juntaram a nós por causa de nossa crença em nossa mensagem de unidade”.

História Ásia eleições notícia Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro