Motociclistas na fronteira de Burkina Fasso - Divulgação
África

Novos ataques terroristas matam 20 pessoas na fronteira do Níger

País africanos é um dos mais preocupantes na visão da ONU, que localiza lá importantes entrepostos do ISIS e da Al Qaeda

André Nogueira Publicado em 11/05/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h12

Novos ataques na África Ocidental deixaram ao menos 20 mortos após pistoleiros não identificados atacarem vilas no oeste do Níger. Segundo o governador da região, Ibrahim Katchella, chacina foi realizada por agressores em motos, que saquearam lojas e seguiram para o norte.

Ataque ocorreu numa região de fronteira do país com Mali e Burkina Fasso, onde grupos fundamentalistas como o Estado Islâmico e a Al Qaeda se fortalecem. Forças da ONU e nacionais operam no local visando maior segurança, mas as violências continuam a acontecer. Novas restrições a motocicletas foram implementadas.

O centro do ataque foi a pequena aldeia rural de Anzourou. Segundo o governador, os operadores da fronteira estão “fornecendo combustível e cereais aos terroristas”, o que exigiu um decreto que declara Estado de Emergência na região de Tillabéri.

"Grupos terroristas estão aproveitando a pandemia do COVID-19 para intensificar seus ataques e desafiar a autoridade do estado em toda a sub-região", afirmou o Secretário-Geral da ONU Antonio Guterres em pronunciamento. Para ele, o local no Níger é um dos mais preocupantes.

África mortes chacina Al Qaeda Isis Niger

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro