Mudança ocorre após a morte de Elizabeth II, que faleceu ontem, 8, aos 96 anos
Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 14h58
Após a confirmação da morte da rainha Elizabeth II na tarde de ontem, 8, aos 96 anos, seu primogênito, Charles, ascendeu ao trono britânico — passando a se chamar rei Charles III. Além dele, outra pessoa também mudou de título: sua esposa, Camilla Parker Bowles, que torna-se rainha consorte.
A informação foi confirmada através do site oficial da realeza, que detalhou que Camilla passará a ser conhecida como Sua Majestade.
Sua majestade, a rainha consorte (anteriormente Duquesa da Cornualha) estará ao lado do seu marido, anteriormente Príncipe de Gales, agora sua majestade, o rei, na realização de seus trabalhos e deveres. Ela também realizará compromissos públicos em nome das instituições de caridade que ela apoia".
Segundo explica matéria da CNN, o título de rainha consorte é dado à esposa do rei. Embora seja rainha, vale ressaltar que Camilla não terá o mesmo poder político e militar que Charles III; além disso, ela também não poderá se tornar rainha após a morte de seu marido — o próximo na linha de sucessão segue sendo o príncipe William, fruto da relação de Charles com Lady Di.
Assim, o título de “rainha” é concedido apenas àqueles que nasceram dentro da família real e estiveram na linha de sucessão, como foi o caso de Elizabeth II — filha da rainha consorte Elizabeth Bowes-Lyon, conhecida como ‘Rainha-mãe’, e do rei George VI.
Conforme aponta matéria do Splash, do UOL, a coroação de Camilla passou por um “desejo sincero” de Elizabeth II, que expressou tal vontade durante as comemorações do Jubileu de Platina, que marcaram seus 70 anos à frente do trono inglês.
Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa, Camilla, o mesmo apoio que me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte, pois continua seu próprio serviço leal", declarou na ocasião.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro