Intitulado 'Hey Hey Rise Up', nova canção foi produzida especialmente para arrecadar fundos em apoio à Ucrânia, após a invasão russa
Redação Publicado em 27/12/2022, às 13h25
Desde fevereiro, a Ucrânia sofre terríveis consequências com a invasão russa ao seu território, em um movimento de tentativa de dominação e anexação do território que pertencia, no passado, à União Soviética. Por isso, pensando em auxiliar de alguma forma a população ucraniana, que vem sofrendo danos incalculáveis pelas mãos dos russos, diversos artistas em todo o mundo buscaram instituições de caridade do país para que pudessem enviar quantias em dinheiro, além de convidar fãs a realizar o mesmo.
Dentre os vários artistas que se moveram em prol dessa ação, um dos nomes que mais chama a atenção é o da clássica banda de rock britânica Pink Floyd. Em abril, ela lançou o single 'Hey Hey Rise Up' especialmente para arrecadar fundos para caridade na Ucrânia, tendo já arrecadado cerca de 500 mil euros, aproximadamente R$ 3 milhões na cotação atual.
De acordo com informações do NME, repercutidas pela Rolling Stone Brasil, todo o valor será distribuído entre cinco instituições de caridade humanitária da Ucrânia: a Hospitallers, a The Kharkiv And Przemyśl Project, a Vostok SOS, a Kyiv Volunteer e a Livyj Bereh.
A produção de 'Hey Hey Rise Up' chamou bastante atenção dos fãs de Pink Floyd pelo mundo, principalmente devido ao fato de ser a primeira música nova da banda em cerca de 30 anos. Além disso, David Gilmour, frontman do grupo, possui família ucraniana e já havia se manifestado anteriormente contrário à guerra.
"Nós, como tantos, sentimos a fúria e a frustração deste ato vil de um país democrático, independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo", disse o frontman em comunicado à imprensa em abril.
Em sequência, comentou o que aguardava para o lançamento do novo single: "Espero que receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e levantar o moral."
Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente no qual a Ucrânia se tornou."
Além do lançamento digital, o Pink Floyd também lançou o single nas mídias físicas, em CD e disco de vinil. Confira a seguir 'Hey Hey Rise Up':
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro