Nome do novo tipo de peixe foi dado em homenagem à "Juma" de Pantanal
Redação Publicado em 07/10/2022, às 15h48
Um grupo de cientistas encontrou na Amazônia o que pode ser uma nova espécie de piranha. A descoberta do peixe, que surpreende por ter escamas pintadas como pele de onça, se deu entre os estados do Pará e do Amapá.
Por causa dessa característica, o animal, que habita as águas dos rios Jari, Oiapoque e Tapajós, recebeu o nome de Juma, em homenagem à personagem da novela Pantanal.
De acordo com informações da CNN, o peixe vive em águas turvas e possui os ossos da cabeça bem diferentes dos de outras espécies que pertencem ao mesmo grupo.
Segundo a pesquisadora Cecile Gama, esse novo tipo de peixe, o qual pode ser considerado raro, foi apresentado no Encontro Brasileiro de Ictiologia, no Rio Grande do Sul. O evento reúne especialistas em peixes de toda parte do mundo. Agora, o próximo passo será a publicar o nome da nova espécie de piranha em uma revista científica.
“A diversidade de peixes é enorme e todos os anos novas espécies são encontradas”, disse Gama. Ela destacou ainda que esse é um “trabalho minucioso, que envolve ir a campo em locais remotos, de difícil acesso e logística complicada. Depois disso, ainda todo o trabalho em laboratório, que demanda muito tempo e conhecimento”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro