Estampada com a imagem do icônico lobo-guará, a nota deve entrar em circulação ainda na quarta-feira, 02
Pamela Malva Publicado em 02/09/2020, às 14h42
Meses depois do anúncio de sua criação, a nova nota de 200 reais foi lançada pelo Banco Central, nesta quarta-feira, 2. Como sétima cédula da família de notas do Real, a polêmica moeda deve entrar em circulação ainda nesta quarta.
Trazendo o famoso lobo-guará, a nova cédula é a primeira a ser lançada em 18 anos — antes dela, a de R$ 20 foi lançada em 2002. Agora, o Banco Central exige que a Casa da Moeda produza 450 milhões das novas notas até dezembro de 2020.
Assim como nos outros lançamentos, a criação da cédula de 200 reais tem como objetivo diminuir as transações feitas com dinheiro vivo no país. Durante a pandemia, no entanto, a nova nota ainda deve facilitar o pagamento do auxílio emergencial, já que boa parte dos beneficiários decidiu por sacar o valor em espécie.
Segundo Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, o lançamento da nova cédula é uma resposta às mudanças causadas pela pandemia do Covid-19. Nesse sentido, ele explica porquê a demanda por dinheiro vivo aumentou no país: "Em momentos de incerteza, é natural que as pessoas busquem a garantia de uma reserva”.
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica