Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Estados Unidos

Nos EUA, funcionário ateu é demitido após se recusar a fazer orações

Atividade religiosa seria tratada pela companhia como uma obrigação

Redação Publicado em 29/06/2022, às 17h59

No estado norte-americano da Carolina do Norte, uma empresa de reparos domésticos está sendo processada por discriminação religiosa após demitir um gerente que não queria participar de sessões diárias de oração. 

O homem, que possuía o cargo de gerente, foi desligado da Aurora Pro Services em 2020. Previamente à interrupção contratual, ele teria expressado aos seus chefes o desejo de parar de comparecer aos encontros de cunho cristão organizados pelos funcionários. 

As ocasiões lhe traziam grande desconforto, uma vez que era ateu. Em resposta, contudo, o estadunidense teria ouvido que "não precisava acreditar em Deus e não precisava gostar das reuniões de oração, mas tinha que participar", segundo apurado pelo portal News Observer. 

Após ter sido convidado para ser o condutor de uma dessas sessões, o que recusou, ele foi formalmente demitido. A situação o levou a apresentar a procurar o órgão governamental da Comissão de Igualdade em Oportunidades de Emprego, que está atualmente movendo a ação contra a empresa.

Envolvimento da Justiça

A denúncia feita pela organização inclui a informação que as reuniões cristãs por vezes alcançavam até 45 minutos de duração, incluíam leituras da Bíblia e orações para funcionários de "desempenho ruim", que tinham seus nomes expostos, de acordo com a ABC News. 

Quem faltasse nos encontros diários tinha sua atenção chamada pelos seus superiores, de forma que, segundo defende a Comissão de Igualdade em Oportunidades de Emprego, a participação na atividade religiosa era tratada como uma obrigação, ignorando as crenças pessoais de cada empregado. 

Religião Estados Unidos notícias Ateu processo culto demissão orações

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro