Imagem ilustrativa de noiva assinando documento - Foto de epicioci, via Pixabay
Noivos

Noivos assinam acordo que prevê multa de R$ 180 mil caso haja traição

O documento prevê um pagamento pelo ‘possível constrangimento e vergonha’

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 31/01/2023, às 19h41

Em Belo Horizonte, um casal de noivos assinou um acordo antenupcial que, caso o marido ou a mulher cometa traição após o casamento, eles terão de pagar uma multa de R$ 180 mil. O acordo foi submetido e validado no último 26, no Fórum Lafayette, a primeira instância da Justiça na capital mineira.

Conforme explicação do fórum, o pacto antenupcial é um contrato elaborado antes do casamento, em que os noivos estabelecem as regras que vão vigorar durante a constância da união, assim como as repercussões econômicas em um possível término do relacionamento.

Os nomes dos noivos não foram revelados, mas eles estabeleceram que "o lado inocente deverá receber a indenização pelo possível constrangimento e vergonha que pode passar aos olhos da sociedade". A juíza Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, foi a responsável pela validação do acordo.

Autonomia da decisão

Segundo informações do fórum, via Folha de S. Paulo, a magistrada escreveu que, ainda que a decisão soe estranha, tal decisão é fruto da liberdade que o casal possui de regular como vai ser a relação.

Ela também afirmou que os casais têm autonomia para decidir o conteúdo do pacto, desde que não violem os princípios da dignidade humana, da solidariedade familiar e da igualdade entre os cônjuges.

A opinião da magistrada é de que o poder público tem que intervir o mínimo possível na esfera privada, fazendo com que o pacto antenupcial seja definitivamente para que o casal escolha a maneira que melhor se adequa a vida a dois que escolheram.

Traição Casamento acordo documento multa assinatura noivos

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro