O navio SS Montevideo Maru, que afundou em 1942 - Divulgação/Memorial de Guerra Australiano
Segunda Guerra Mundial

Navio da 2ª Guerra que afundou com 1000 soldados aliados é encontrado nas Filipinas

O navio japonês transportava mais de mil prisioneiros de guerra aliados que morreram quando ele afundou no Mar da China Meridional

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/04/2023, às 16h11

O navio SS Montevideo Maru era uma embarcação militar japonesa que afundou durante a Segunda Guerra Mundial e levou para o fundo do Mar da China Meridional mais de 1000 prisioneiros de guerra aliados. Agora, o navio foi descoberto na China, depois de ter afundado há mais de 80 anos.

Afundado por torpedos de um submarino dos Estados Unidos que não sabia que a embarcação levava prisioneiros, o Montevideo Maru foi ao fundo do mar em 1942. Muitos dos prisioneiros eram australianos, e esse é, até hoje, o incidente marítimo mais fatal da história da Austrália.

Após cinco anos de trabalho e esforço, o navio foi encontrado por uma embarcação de busca em abril de 2023. Algumas das pessoas envolvidas na busca são descendentes das pessoas vitimadas no naufrágio.

Encontrando o navio

A ONG Silentworld Foundation, que trabalha com arqueologia marítima, coordenou a expedição de busca ao SS Montevideo Maru, com auxílio do Departamento de Defesa da Austrália, da empresa holandesa Fugro, que providenciou o navio e o equipamento de busca e da Sociedade Rabaul e Montevideo Maru, que mantém um memorial para as vítimas do naufrágio do navio.

Segundo o site de divulgação científica LiveScience, o navio foi encontrado usando um sonar de múltiplos feixes, que cria um mapa detalhado do solo oceânico da região. No dia 18 de abril, a equipe encontrou o SS Montevideo Maru afundado 4000 metros abaixo da superfície, em uma parte do Mar da China Meridional que fica sob o controle das Filipinas.

Eles conseguiram comprovar que aquele era o navio procurado ao comparar os dados do sonar com as plantas da embarcação. 1.054 prisioneiros de guerra dos japoneses morreram quando o barco afundou em junho de 1942. Cerca de 850 militares australianos estavam entre os tripulantes do barco, além de um grupo de marinheiros noruegueses e mais de 200 civis de 14 países diferentes.

Segunda Guerra Mundial Japão Naufrágio navio Filipinas SS Montevideo Maru

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro