Com o auxílio de escaneamentos marítimos, os pesquisadores localizaram a embarcação afundada durante uma das mais importantes batalhas da história
Wallacy Ferrari Publicado em 08/09/2020, às 11h11
Após meses de avaliação e escaneamento, uma equipe de arqueologia conseguiu fotografas e localizar um navio de guerra alemão afundado durante a Segunda Guerra Mundial na costa da Noruega. A pesquisa foi financiada pela empresa de eletricidade norueguesa Statnett junto a uma empresa contratada para arqueologia marinha.
O navio cruzador Karlsruhe, derrubado há cerca de 80 anos, foi identificado pela primeira vez durante a manutenção de um cabo de energia submarino, sendo inteiramente encontrado através de varreduras sonares, que detectaram a presença de seu casco e torres.
A embarcação foi montada durante a década de 1920, sendo posteriormente usado pelas forças nazistas para ações militares, sendo decorado com uma suástica. As imagens capturadas no fundo do mar pela Statnett identificaram a suástica e transmitiram com exclusividade pela televisão pública norueguesa, a NRK.
Quando foi derrubado, a população do navio conseguiu se retirar, sendo afundada pelos próprios alemães há cerca de 24 quilômetros da costa. Frode Kvaloe, arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega, explicou, em entrevista à Reuters, a importância da descoberta: “Você pode encontrar o destino do Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro