Escaneamento do navio no fundo do mar (à esq.) e fotografia de parte dele (à dir.) - Divulgação/Statnett/CBS
Segunda Guerra

Navio alemão da Segunda Guerra Mundial é descoberto no fundo do mar na Noruega

Com o auxílio de escaneamentos marítimos, os pesquisadores localizaram a embarcação afundada durante uma das mais importantes batalhas da história

Wallacy Ferrari Publicado em 08/09/2020, às 11h11

Após meses de avaliação e escaneamento, uma equipe de arqueologia conseguiu fotografas e localizar um navio de guerra alemão afundado durante a Segunda Guerra Mundial na costa da Noruega. A pesquisa foi financiada pela empresa de eletricidade norueguesa Statnett junto a uma empresa contratada para arqueologia marinha.

O navio cruzador Karlsruhe, derrubado há cerca de 80 anos, foi identificado pela primeira vez durante a manutenção de um cabo de energia submarino, sendo inteiramente encontrado através de varreduras sonares, que detectaram a presença de seu casco e torres.

Fotografias de partes do navio encontrado no fundo do mar / Crédito: Divulgação/Statnett/CBS

 

A embarcação foi montada durante a década de 1920, sendo posteriormente usado pelas forças nazistas para ações militares, sendo decorado com uma suástica. As imagens capturadas no fundo do mar pela Statnett identificaram a suástica e transmitiram com exclusividade pela televisão pública norueguesa, a NRK.

Quando foi derrubado, a população do navio conseguiu se retirar, sendo afundada pelos próprios alemães há cerca de 24 quilômetros da costa. Frode Kvaloe, arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega, explicou, em entrevista à Reuters, a importância da descoberta: “Você pode encontrar o destino do Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou”.

descoberta Segunda Guerra arqueologia pesquisa Noruega navio escaneamento afundado

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro