A sonda Juno dez uma descoberta fascinante na superfície de Ganimedes, um dos satélites naturais de Júpiter
Redação Publicado em 31/10/2023, às 12h42
A NASA anunciou recentemente que, durante a exploração de Ganimedes, a maior das 92 luas conhecidas de Júpiter, a sonda Juno descobriu sais e compostos orgânicos na superfície do satélite natural.
A impressionante descoberta, que foi feita após análise dos dados coletados pelo robô, foi relatada pelos cientistas na última segunda-feira, 30, através da revista Nature Astronomy.
Com essas informações, poderá ser possível entender melhor as origens do curioso e extenso oceano de água salgada que está escondido sob o solo de Ganimedes. Segundo explicado ao Phys.org por Federico Tosi, o principal autor da pesquisa, a presença de sais amoníacos no corpo celeste sugere que já existiu ali uma geleira rica em dióxido de carbono.
Vale apontar que a missão Juno também analisou outra lua de Júpiter, a Europa, e agora irá se dedicar a analisar a Io, ainda de acordo com o veículo.
Para tanto, não é necessário à sonda pousar nos satélites: basta que Juno os sobrevoe para que seus equipamentos de última geração captem a luz infravermelha sendo liberada pelos corpos espaciais, tornando possível a realização de testes de espectroscopia infravermelha.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro