Ilustração com dois astronautas na Lua - Reprodução/NASA
Traje espacial

Nasa anuncia novos trajes espaciais após 40 anos sem alterações

A previsão é de que os novos trajes estejam prontos para missão em 2025

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/06/2022, às 13h28

A National Aeronautics and Space Administration, mais comumente chamada de NASA — agência espacial dos Estados Unidos — anunciou que seus astronautas receberão novos trajes para missões fora das naves espaciais, que substituirão os usados já há 40 anos.

Segundo a agência, as empresas responsáveis pela produção dos trajes são a Axiom Space e a Collins Aerospace, que serão as verdadeiras donas deles, em vez da NASA, e serão incentivadas a explorar outras aplicações comerciais, não pertencentes à agência espacial.

A ideia é que os novos trajes espaciais sejam utilizados na Estação Espacial Internacional (ISS) durante a execução do programa Ártemis e em uma possível ida para Marte. O objetivo é que os trajes já esteja prontos para uso na missão Ártemis 3, planejada para ocorrer em 2025.

Segundo Lindsay Aitchison — executiva do programa de atividade extraveicular e de mobilidade no espaço da Nasa — "os trajes espaciais sempre representaram um problema nas viagens", como quando, recentemente, a ISS teve que interromper caminhadas espaciais por conta de vazamento em trajes, o que poderia resultar em um acidente fatal. Por isso, uma demanda da agência espacial foi de que os trajes não dificultassem o deslocamento e fossem duráveis.

Todos os equipamentos utilizados nos novos trajes serão produzidos em Houston, no Texas, onde está a Johnson Space Center, centro de comando dos voos tripulados, treinamento, pesquisa e controle de voo da NASA. Acredita-se que eles devem pesar cerca de 54kg cada, e ainda não há prazo ou prévia de design definidos.

Programa Artemis

O Programa Artemis é um programa de voo espacial tripulado desenvolvido pela NASA que consiste em levar humanos à Lua. Na missão Artemis 3, prevista para ocorrer em 2025, espera-se que ocorra o pouso da primeira mulher e da primeira pessoa negra na superfície lunar.

Os novos trajes, pensados especialmente para essa missão, devem favorecer a mobilidade dos astronautas e no contato com a Terra. Caso eles sejam bem sucedidos no teste, podem ser utilizados até mesmo em uma viagem exploratória à Marte.

Nasa Marte lua Espaço astronautas viagem espacial Traje espacial exploração espacial ISS

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro