O ator Joaquin Phoenix, que deu vida ao general Napoleão Bonaparte no longa-metragem, comentou as recentes críticas de historiadores
Redação Publicado em 24/11/2023, às 19h14
Joaquin Phoenix, protagonista de ‘Napoleão’ (2023), defendeu as críticas feitas ao seu filme em razão da imprecisão história. O longa dirigido por Ridley Scott, que estreou nesta semana nos cinemas brasileiros, conta a história do ex-imperador francês, Napoleão Bonaparte, mas muitos telespectadores perceberam uma série de liberdades criativas na produção.
O ator afirmou que, mesmo entre estudiosos, ainda há muito o que ser discutido sobre a vida e a carreira de Napoleão, conforme repercutido pelo portal Omelete. “Você não pode ignorar os fatos, mas eu me lembro de estar assistindo a um vídeo de dois acadêmicos que escreveram livros sobre Napoleão, e era apenas os dois literalmente por uma hora e meia discutindo sobre fatos da vida dele sobre os quais eles não concordavam. Então, há algumas coisas que são consensos, em que as pessoas aceitam as coisas.”, afirmou Phoenix à revista Forbes.
Quando você pega a ideia dos relacionamentos, entende que ele era imaturo, que ele não sabia estar com uma mulher… como se aplica isso a uma cena? Às vezes você tem o objetivo da cena, tem a informação… e é chato pra c*ralho, sabe? Você precisa pensar no que parece mais interessante”, completou o protagonista de ‘Napoleão’.
Após a estreia do longa-metragem, muitos historiadores apontaram as imprecisões históricas no projeto. Assim como na maioria dos filmes sobre figuras histórias, o diretor Ridley Scott mesclou fatos e ficção, o que não agradou os profissionais, que o acusam de falta de comprometimento com a verdade.
Em uma entrevista à BBC, Scott respondeu às críticas:
Quer mesmo que eu responda isso? Vou ter que usar um palavrão. Eles [historiadores] estavam lá pra saber como foi? Não, né? Então como garantem que estou errado", concluiu o diretor com deboche.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro