Contêineres instalados no ano passado pelo ex-governador do Arizona foram retirados na última sexta-feira
Giovanna Gomes Publicado em 23/01/2023, às 08h01
Um muro de contêineres intalado há alguns meses na fronteira do estado do Arizona, nos EUA, com o México, foi desmontado na última sexta-feira, 20. A instalação, que custou US$ 100 milhões, havia sido determinada pelo então governador do estado, Doug Ducey, na tentativa de barrar imigrantes ilegais.
Processado por Washington, uma vez que colocou contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, Ducey foi derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição. Ela, quem assumiu o cargo no início deste ano, concordou em removê-los ainda no mês de dezembro.
"Não conseguia acreditar que o governador Ducey achou que isso fosse uma boa ideia", disse a moradora do Arizona Debbie McGuire, à agência de notícias Reuters. "É absolutamente ridículo instalar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe", acrescentou ela. "É um desperdício total do dinheiro do contribuinte."
Conforme informou a fonte, o estado do Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México. A iniciativa do muro de contêineres teve início em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, já que se trataria de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não implicaria na redução da entrada de imigrantes ilegais.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro