Mulher é levada ao hospital após vazamento de gás - Divulgação / Vídeo / G1
Vazamento

Mulher morre e dezenas precisam de apoio médico após vazamento de gás tóxico, em São Paulo

A origem do vazamento de gás tóxico ainda é um mistério em Pontal, no interior paulista

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/10/2022, às 16h08

A Guarda Civil informou que uma mulher de 39 anos morreu e outras dezenas precisaram de atendimento médico depois de um vazamento de gás tóxico ter acontecido no bairro Campos Elíseos, em Pontal (SP).

A suspeita é de que o produto químico seja de origem clandestina, mas nenhuma atividade foi encontrada pelas autoridades que pudesse causar a contaminação.

O prefeito Zé Carlos (PSL) disse em uma live: "Aproximadamente às 19h55 recebi a ligação de um munícipe falando do ocorrido no bairro Campos Elísios. Eu fui até o local e chegando lá eu constatei que foram produtos químicos. Pode ser amônia, pode ser soda, cloro. Até com máscara os olhos ardiam".

A situação foi controlada por volta da meia-noite, de acordo com o prefeito. Além de Campos Elíseos, o bairro Nova Pontal também foi atingido. João Henrique Pedro, o vice-prefeito da cidade, disse ao Uol que, até a manhã de hoje, 5, cerca de 85 pessoas foram atendidas com sintomas de intoxicação na Santa Casa.

Agentes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foram prestar atendimento no local. Inspeções serão feitas nos imóveis e em empresas das imediações, para tentar encontrar a fonte da poluição.

Atendimento às vítimas

Nas redes sociais, imagens mostram que um carro de som passou pelo bairro avisando as pessoas para que saíssem de suas casas. O anúncio dizia: "Por gentileza, retirem-se de suas residências. Isto é uma emergência. Procurem a parte mais alta do bairro. Para vocês que têm os seus animais, as crianças, todo mundo se retirando das residências”.

Segundo o Uol, o Ginásio de Esportes Adib Damião ficou à disposição para receber moradores dos bairros afetados, e lá, colchões, alimentos e água foram fornecidos à população. A Secretaria de Desenvolvimento Social está de plantão caso alguém precise de auxílio.

A Prefeitura orientou os moradores a não retornarem para suas residências. Na cidade, os serviços públicos foram suspensos, somente as aulas e a saúde ficaram livres dessa suspensão.

São Paulo morte gás hospital interior vazamento atendimento médico

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro