As escavações em uma antiga sinagoga de Israel estão finalmente chegando ao fim; entenda!
Redação Publicado em 12/07/2023, às 13h44 - Atualizado em 17/07/2023, às 09h09
Um impressionante mosaico que remonta a 400 d.C., período pertencente à era romana tardia, foi revelado recentemente na região da Galileia, em Israel. O painel decorava o piso da entrada de uma sinagoga na vila judaica de Huqoq, segundo informou o Phys.org.
No centro da antiga obra de arte, é possível ver uma inscrição em hebraico que é rodeada por uma coroa de flores. Já em suas laterais, existem desenhos representando leões com as suas patas dianteiras sobre as cabeças de touros, tigres perseguindo íbex (um tipo de mamífero caprino) e cenas com referência à história de Sansão.
Um detalhe curioso é que a escavação do local já ocorre há anos. O trecho em que aparece Sansão, em particular, foi descoberto entre 2013 e 2014, sendo exposto apenas recentemente.
O homem, vale lembrar, é um personagem bíblico caracterizado por sua força sobre-humana. As passagens retratadas pelo mosaico seriam da vez em que Sansão teria amarrado 300 raposas pela cauda e ainda da ocasião em que ele carregou nos ombros o pesado portão de Gaza, ambas presentes no Livro dos Juízes.
Após a conclusão desta última temporada de escavações de 2023, o sítio arqueológico irá ser entregue à Autoridade de Antiguidades de Israel, que pretende abri-lo a visitantes interessados em turismo histórico.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro