"A Baalbek romana foi habitada por muitos imperadores e é rica em arquitetura distinta que cercava os templos antigos", comentou arqueólogo local sobre cidade onde foi feita a descoberta
Ingredi Brunato Publicado em 24/12/2020, às 09h00
Nessa quarta-feira, 23, o Arab News divulgou a descoberta acidental feita em um mercado de Baalbek, uma cidade no Líbano.Trabalhadores locais encontraram um mosaico romano sob um prédio municipal durante obras de drenagem.
Estima-se que o artefato teria sido confeccionado entre 60 a.C e 300 d.C., período em que o Império Romano dominou a região.
“O mosaico colorido encontrado na terça-feira indica que o lugar era um enorme salão dentro de um palácio romano. A Baalbek romana foi habitada por muitos imperadores e é rica em arquitetura distinta que cercava os templos antigos”, alegou o professor de arqueologia Jaafar Fadlallah em entrevista para o Arab News.
O motivo pelo qual havia um prédio sobre o tesouro é que durante o século 20 houve grande dificuldade de manter construtoras longe de potenciais sítios arqueológicos.
“Os libaneses não devem se surpreender com as antiguidades que podem ser encontradas em Baalbek. A extensão da antiga cidade ainda não é conhecida. Ninguém sabe onde estão localizados os cemitérios daquela época”, comentou ainda o prefeito da cidade, Fouad Blog, segundo o portal árabe.
Sobre a Roma Antiga
A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).
O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro