Capela Sistina - Getty Images
Personagem

Morre Gianluigi Colalucci, o esplendido restaurador da Capela Sistina

De acordo com publicação dos Museus do Vaticano no Instagram, Colalucci tinha 92 anos

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/03/2021, às 12h20

Gianluigi Colalucci, italiano que, na década de 1980, liderou a restauração dos afrescos da Capela Sistina, localizada em Roma, morreu aos 92 anos. A informação, segundo a Istoé, foi comunicada pelos Museus do Vaticano na última segunda-feira, 29.

Colalucci teve um importantíssimo papel ao comandar a limpeza da Capela Sistina, iniciada em 1980 e que teve fim 14 anos depois, em 1994. É graças a sua iniciativa que hoje podemos perceber nos mínimos detalhes a obra do pintor Michelangelo, o que inclui até mesmo cores que permaneceram ocultas ao longo de muitos anos em razão de restaurações e da censura.

Na época, a restauração foi financiada pela emissora de televisão japonesa Nippon Television, a qual pagou 4,2 milhões de dólares para a obra em troca da possibilidade de gravar o trabalho realizado.

No Instagram, os Museus do Vaticano publicaram a seguinte mensagem: “Morreu esta noite o mestre Gianluigi Colalucci. Foi ele que liderou o trabalho de restauração dos afrescos de Michelangelo na Capela Sistina, considerada por muitos a restauração do século. As cores atuais da abóbada e o Juízo Final de Michelangelo, que agora podem ser admirados em todo o seu esplendor, devem-se à sua coragem e talento.”

Roma Capela Sistina morre afrescos restaurador

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro