Foto ilustrativa de navio - Foto de Adlerauge, via Pixabay
Navio

Misterioso navio antigo descoberto em 2019 na Inglaterra é identificado

Desde que foi encontrado, não se sabia nada sobre o navio de 32 metros de comprimento

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 27/01/2023, às 16h11

As origens de um navio misterioso do século 17, que foi descoberto em 2019 no fundo do mar na costa da Inglaterra, foram identificadas, de acordo com um comunicado da agência britânica de proteção ao patrimônio, anunciado nesta sexta-feira, 27. 

Um mistério envolveu a embarcação de 32 metros de comprimento desde que fora descoberta, já que nada se sabia sobre o navio. Depois de anos de pesquisa, os cientistas da Historic England o identificaram como o “Klein Hollandia”, um navio holandês de guerra que foi afundado pelos ingleses em 1672.

De acordo com a agência britânica, que realizou a investigação em colaboração com acadêmicos holandeses e arqueólogos subaquáticos,"uma boa parte da sua estrutura de madeira, os canhões, tijolos de mármore italiano e peças de cerâmica italiana" foram encontrados no fundo do mar. Tais restos foram examinados a fim de encontrar as origens do navio

“Klein Hollandia”

A embarcação participou de todas as batalhas grandes da segunda guerra anglo-holandesa (1665-1677), e teria sido afundada enquanto carregava uma carga de tijolos de mármore. Ele navegava do Mediterrâneo para um porto holandês quando foi atacado por um esquadrão inglês, mas a data exata ainda não foi decifrada.

Segundo a AFP, via UOL, a agência britânica informou que o naufrágio contribuiu para a eclosão da terceira guerra entre a Holanda e a Inglaterra, que entre os séculos 17 e 18, disputaram o comércio marítimo.

Inglaterra Holanda Embarcação navio mistério mar Identificação

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro