O apresentador Sikêra Junior - Divulgação / Vídeo
Racismo

Ministério Público pede prisão do apresentador Sikêra Junior por crime de racismo

Denúncia é referente a declarações feitas em junho de 2018, durante programa de TV

Redação Publicado em 03/02/2023, às 08h24

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão do apresentador José Siqueira, mais conhecido como Sikêra Júnior, em razão de comentários racistas feitos contra uma mulher em junho de 2018. O episódio ocorreu durante o programa que o profissional apresentava em uma emissora de TV em João Pessoa, na Paraíba. O órgão também pede a aplicação de uma multa.

Segundo informações do portal de notícias g1, a denúncia, referente a declarações feitas por Sikêra durante o programa 'Cidade em Ação', no canal TV Arapuan, foi protocolada na última segunda-feira, 30. 

Na ocasião, o apresentador noticiava a prisão de uma mulher, quando fez comentários ofensivos e até mesmo racistas a ela, utilizando temos como "vagabunda", "preguiçosa" e "venta de jumenta". Além disso, Sikêra observou que a vítima não estava com as unhas pintadas e afirmou que "mulher que não pinta a unha é sebosa".

Limites da liberdade de expressão

De acordo com a fonte, o Ministério Público Federal (MPF) apontou na denúncia que as palavras utilizadas por Sikêra seriam "ofensas injuriosas raciais".

Para o órgão, o jornalista extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao princípio constitucional da preservação de inocência.

racismo prisão apresentador mulher MPF multa Sikêra Junior

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro