Os céus foram iluminados na última madrugada e a chuva de meteoros terá maior intensidade no final da semana
Redação Publicado em 04/08/2022, às 08h03 - Atualizado às 09h09
Um meteoro extremamente brilhante, colorido e explosivo iluminou os céus de cidades no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais e surpreendeu moradores na madrugada desta quarta-feira, 3.
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Asteroides (Bramon, Brazilian Meteor Observation Network), o meteoro levou mais tempo para se desfazer, o que fez com que chegasse a uma distância menor da Terra e pudesse ser registrado em câmeras de segurança e monitoramento, revelando seu intenso brilho.
Relatos de observadores do Observatório Pico dos Dias, no município mineiro de Brazópolis somados ao arquivos das câmeras estimam que o fenômeno tenha tido magnitude de -8 a uma altitude de 100 quilômetros, quando começou a decair e formar um clarão.
Ao se aproximar da Terra, o atrito aumentou e fez com que o bólido — como é chamado um meteoro especialmente brilhante — explodisse em chamas. O que restou dele foram meteoritos, pedaços do objeto que caíram na região onde o meteoro foi visto.
Segundo a CNN, a expectativa dos especialistas é localizar os meteoritos, que podem ter caído em regiões das cidades de Aguaí e Mogi Mirim, em São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.
A chuva de meteoros de Caelidas está acontecendo no Brasil desde 25 de julho e o fenômeno pode ser visto nos céus sempre entre a meia-noite e o amanhecer. Os especialistas estimam que ela deva acontecer até 15 de agosto, com maior intensidade na sexta-feira, 5.
Ainda segundo a publicação, a Caelidas não é a única chuva de meteoros que ocorrerá neste mês de agosto. Outra esperada é a Perseidas, cujo ápice deve ser observado nas madrugadas de 11 e 12 de agosto.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.
Explosão de Cybertruck: Piloto era soldado ativo do Exército dos EUA
Desaparecida há 52 anos é encontrada graças à foto borrada, entenda!
Bhopal: Após 40 anos depois, Índia remove resíduos do desastre industrial mortal
Fotógrafo brasileiro desaparecido na França é flagrado por câmera de Paris
Avaliada em 1 bilhão de dólares, Esmeralda Bahia voltará ao Brasil
Arqueólogos encontram pegadas de dinossauros em pedreira na Inglaterra